Weizur do Brasil Ltda. Há mais de 20 anos fornecendo Soluções para a Pecuária Leiteira.

Eficiência Operacional na Higienização da Indústria Alimentícia.

Como garantir condições Higiênico-sanitárias, em prol da Saúde da População?

Eficiência Operacional na Higienização da Indústria Alimentícia.

Com o aumento da produção global de alimentos, os produtos precisam atender continuamente o maior número de requisitos para segurança alimentar. A produção extensiva e as complexas cadeias de abastecimento na indústria de alimentos, contribuem para um número crescente de surtos de segurança alimentar microbiológica, onde produtores e empresas trabalham para garantir um produto de qualidade, bem como condições higiênico-sanitárias necessárias em proteção à saúde da população.

Conforme a RDC Nº 275/2002 ANVISA - Estabelecer Procedimentos operacionais padronizados que contribuam para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias ao processamento/industrialização de alimentos, dentre os diversos procedimentos das boas práticas de fabricação está a Higienização, onde está dividido em duas etapas, limpeza e desinfecção:

  1. Limpeza: Operação de remoção de terra, resíduos de alimentos, sujidades e ou outras substâncias indesejáveis.
  2. Desinfecção: operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos a um nível que não comprometa a segurança do alimento.

Complementa a exigência da RDC 216/2004 ANVISA: É o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Esta RDC foi aprovada pela ANVISA com o objetivo de aperfeiçoamento constante das ações de controle sanitário na área de alimentos visando sempre a proteção à saúde da população.

A eficiência operacional continua sendo uma das principais preocupações dos fabricantes e processadores de alimentos. Normas e regulamentos evoluíram rapidamente nos últimos anos, com isso, produtores e empresas devem adaptar-se de maneira contínua, seguindo as boas práticas de fabricação para estar em conformidade.

Os gestores devem desenvolver, documentar, implementar e manter procedimentos para a limpeza e desinfecção de equipamentos, pisos, paredes, tetos, utensílios e etc. Um dos passos desta implementação é verificar se os trabalhadores que fazem a higienização foram devidamente instruídos sobre os procedimentos, documentados e compreendem totalmente a importância de seguir os mesmos. Parte do desenvolvimento dos procedimentos, deve incluir a validação do que representa um risco potencial, onde os procedimentos limpem e desinfetem de forma eficaz.  

Por isso é sempre muito importante avaliar e saber qual produto tem melhor resultado em um setor específico no processamento, seja para limpar ou desinfetar, podendo variar conforme os tipos de sujidades, microrganismos presentes nas superfícies e o agente biocida que melhor funciona em seu controle, pH da água, temperaturas, levando em consideração os fatores físicos, químicos e biológicos.

A Weizur empresa multinacional com mais 20 anos de mercado, com forte presença na América Latina e atuante em mais de 18 países, tem a missão de fornecer soluções objetivas para indústrias de alimentos que busquem a melhoria da qualidade de seus produtos. São inúmeras opções de produtos para as mais diversas finalidades de higienização, tais como: HIGIFOAM (alcalino clorado), S-4000 (Alcalino), ASSISTANCE (Alcalino CIP), N-5000 (Ácido nítrico CIP), PROACT (Ácido fosfórico), OXICLEAN 5(Ácido peracético), POLIZUR IB (Biguanida), SANI10 (Desinfetante clorado) entre outras soluções, que vão desde a área de produção, barreira sanitária, lavanderias e refeitórios.

Confira as principais Soluções Weizur para Higiene Industrial: <CLIQUE AQUI>

Fonte: Jean Augusto Mainardes, Gerente Nacional Divisão Industrial

Avatar Weizur