Weizur do Brasil Ltda. Há mais de 20 anos fornecendo Soluções para a Pecuária Leiteira.

Benefícios de rastrear o comportamento das vacas em grupo

Neste artigo, discutiremos o monitoramento de grupo e veremos como o mesmo sistema pode ser usado para informar as decisões que os agricultores tomam todos os dias.

Benefícios de rastrear o comportamento das vacas em grupo

Como produtor leiteiro, você pode conhecer cada vaca em seu rebanho de vista. Você pode até ter nomeado todas elas e conhecer as peculiaridades e hábitos individuais de cada uma. Embora existam enormes benefícios para o monitoramento individual de uma vaca - especialmente quando se trata de fertilidade - existem situações em que o monitoramento em grupo é igualmente importante e mais eficiente. Em vez de peneirar a análise de centenas de vacas individuais, informações em nível de grupo podem fornecer uma enorme visão a um produtor de leite. Especificamente, dados sobre alimentação em grupo e ruminação podem levar à detecção precoce de problemas de saúde e nutrição e também podem ser uma ferramenta para a tomada de decisões. Tanto reagir à identificação de possíveis problemas quanto tomar decisões proativamente levará a uma fazenda mais eficiente e produtiva. E, afinal, esse é o objetivo!

Pensando no grupo: Identificação de questões de saúde e nutrição

Vacas saudáveis que são soltas para pastar no pasto, passam 8-10 horas por dia comendo e 7-8 horas por dia ruminando. As vacas TMR ultrapassam de 3,5-5 horas por dia comendo e também 7-8 horas ruminando. Saber os tempos médios que as vacas devem gastar nessas atividades, significa que é relativamente fácil identificar doenças potenciais. Monitorando continuamente cada vaca, você tem os dados brutos de quanto tempo cada uma come e rumina todos os dias. 
Quando você usa software de monitoramento de vacas, os dados podem ser agregados para mostrar como o rebanho - ou seções menores - está comportando em grupo. Um dia na vida de uma vaca, quando ela não está sendo ordenhada consiste em um ciclo que se parece com a imagem abaixo (figura 1A).

Assim como uma pessoa com muita fome, a última coisa que uma vaca saudável fará é desistir da refeição! Isso significa que quando há uma queda na quantidade que uma vaca está comendo - e, portanto, ruminando - você sabe que há um problema que deve ser investigado. É provável que quando uma vaca come menos por um dia, pode ser apenas um dia de folga. O importante é buscar tendências, neste momento que o monitoramento das vacas como grupo é eficaz. Você poderá ver se a quantidade de tempo gasto em comer e/ou ruminar em todo o grupo diminuiu. Se assim for, você pode verificar as razões, que provavelmente será uma das seguintes:

Conteúdo do Alimento das Vacas - TMR são alimentos com o que se pretende ser a mistura ideal de nutrientes para suas necessidades. Mas, a forma como os ingredientes são misturados pode impactar as habilidades das vacas para digerir e depois ruminar. Uma diminuição da ruminação pode indicar um problema com a qualidade dos ingredientes, as proporções dos diferentes tipos de alimentos, ou mesmo se o produto final é picado muito finamente (ou não finamente). 

Acesso ao Alimento Se um grande grupo de vacas está sendo alimentado de uma vez em uma pequena área, as vacas podem não estar tendo acesso igual ao alimento. As vacas mais agressivas chegarão primeiro e comerão mais, enquanto as vacas mais tímidas receberão o que sobrou, resultando em um declínio na quantidade que essas vacas estão comendo. Além disso, se as vacas estão sendo expulsas para fora do caminho umas pelas outras, elas vão comer mais rápido, quando finalmente conseguirem acessar a comida e isso pode reduzir a ruminação também. 

Quantidade de Alimentos - Também é possível que as vacas estejam comendo menos, porque simplesmente não estão recebendo comida suficiente. Isso pode acontecer, se houver uma mudança no horário em que elas forem alimentadas. Ou se vacas foram adicionadas a um determinado grupo, mas a quantidade de alimentos fornecidas não foi ajustada em conformidade.

Saúde ou outras questões externas - Como comer e ruminar são indicadores-chave da saúde das vacas, uma diminuição em qualquer uma dessas medidas em um grupo como um todo, pode indicar um problema de saúde generalizado. O culpado mais provável é o estresse térmico, particularmente se houve uma mudança repentina no tempo e  um aumento na temperatura.

Você não pode consertar o que não vê!

Um relatório de monitoramento de grupo, irá alertá-lo para detectar uma mudança no tempo médio de alimentação e ruminação de cada grupo de vacas. Uma vez que você recebe um alerta, você pode então investigar e tentar determinar onde está o problema e em seguida, corrigi-lo. 

Se você não tem um sistema de monitoramento de vacas no local, você pode não perceber mudanças sutis nos padrões de alimentação e ruminação em todo o rebanho. A não identificação de um declínio na ruminação no momento certo, pode resultar na deterioração da situação a ponto de a produção de leite diminuir ou desenvolver doença grave. Isso vai impactar a qualidade de vida da vaca e também a produtividade de sua propriedade.

A nutrição é extremamente importante para as vacas e a base para a produção de leite saudável, em quantidades abundantes. Se uma vaca não está comendo o suficiente e você não percebe o problema, eventualmente haverá um declínio no volume e qualidade do leite. O leite de vacas desnutridas contém menos gordura e menos proteína, portanto é menos interessante ao mercado. 

A detecção precoce de problemas, é muitas vezes a diferença entre uma correção rápida com impacto mínimo e sofrer as consequências de danos a longo prazo.  

Seja proativo e tenha decisões assertivas

Embora o monitoramento em grupo possa ser um salva-vidas, quando se trata de detectar potenciais desafios de bem-estar, ele também pode ser usado para apoiar e informar decisões comerciais diárias. Como produtor, você está constantemente tomando decisões que impactam seu trabalho e a eficiência e produtividade em sua propriedade. Uma ferramenta que mede alimentação e ruminação no nível do grupo, elevará sua tomada de decisão, saindo da adivinhação para decisões baseadas por dados assertivos. 

Você pode usar o monitoramento de grupo e criar um laboratório de teste que verifique o resultado de suas decisões. Por exemplo, digamos que um fornecedor oferece um novo mix de alimentos, com promessas de que as vacas que comerem este alimento, obterão aumento significativo na ruminação e saúde. Você pode levantar os resultados antes de gastar dinheiro, testando a comida em um grupo de vacas, enquanto mantém os outros grupos em seu alimento regular. Os dados vindos do sistema de monitoramento de vacas mostrarão, definitivamente, se o novo alimento é realmente tudo o que promete.

Este é apenas um, dos muitos modelos de uso para a ferramenta de monitoramento, que pode levá-lo a enxergar enormes retornos sobre o investimento. Basta pensar - você comprou um sistema de monitoramento de vacas com a intenção de rastrear a situação existente, mas você também pode usá-lo para testar maneiras de melhorar!

Dica útil

Identifique facilmente questões de saúde, nutrição e monitoramento de vacas em grupo, contando com as soluções Afimilk em sua propriedade! Aproveite descontos incríveis com parcelamento em até 36 vezes iguais.

*Promoção por tempo limitado.

Clique no link abaixo e fale agora com um Técnico Weizur: 
https://weizur.com.br/landing/campanha-aficollar-2021-ultimos-dias

 

Fonte: Afimilk.com

Avatar Weizur