Weizur do Brasil Ltda. Há mais de 20 anos fornecendo Soluções para a Pecuária Leiteira.

Onde estão as perdas?

Saiba como evitar que os problemas de rotina eliminem o lucro da produção.

Onde estão as perdas?

Saiba como evitar que os problemas de rotina eliminem o lucro da produção.

Nos dias atuais, nas mais diversas bacias leiteiras do país, as propriedades produtoras de leite estão cada vez mais se profissionalizando, conduzindo o seu negócio como verdadeiras indústrias, onde produto final entregue é o leite produzido diariamente. E como toda boa indústria, a rentabilidade dos negócios está nos detalhes, como por exemplo: saber onde se está ganhando ou está perdendo, e ainda, onde poderia ampliar o ganho, tomando decisões estratégicas, contando com dados altamente precisos na palma da mão. Com isso, empresários do leite estão constantemente em busca de automação em sistemas de produção de leite, monitoramento e inteligência para manejo.
Na automação em sistemas de produção de leite alguns dados obtidos diários são de extrema importância para tomada de decisão, são eles:

  • Produção individual;
  • Mastite;
  • Cetose subclínica;
  • Acidose;
  • Monitoramento da ordenha e do ordenhador;
  • Problemas nutricionais;
  • Dados da limpeza do equipamento;
  • Entre muitos outros relatórios.

No sistema de monitoramento e inteligência para manejo obtém-se dados diários específicos, como:

  • Detecção precisa de cio;
  • Alertas de parto e prolongamentos de parto;
  • Monitoramento do bem-estar do animal;
  • Detecção de claudicação;
  • Sensores de Ingestão e Ruminação.

Estes sistemas possuem sensores capazes de identificar e analisar dados sobre os animais individualmente, e ao mesmo tempo realizam a interpretação de dados, gerando decisões lógicas em apoio à tomada de decisão. Este projeto desenvolve indicadores fisiológicos, produtivos e comportamentais para a geração de inteligência artificial avançada, nos sistemas de controle do rebanho.

Uma das características desse sistema, é ajudar a melhorar a taxa de prenhez, realizando detecção de cio com precisão e sensibilidade, o que permite determinar quais vacas serão inseminadas e em que momento, diminuindo assim o intervalo entre partos. Esta estratégia tem como resultado a melhoria da rentabilidade a curto prazo. Estudos comprovam que a reprodução quando bem feita, pode gerar economia entre $ 75 e $ 166 por vaca/ano.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Wisconsin (EUA), em uma propriedade com uso de detecção visual de cio, se obtém 50% de identificação, com uma taxa de concepção de 30%, a taxa de prenhez é de 15%; Fazendo uso de sistemas de monitoramento, a mesma propriedade, eleva facilmente a 82% sua taxa de detecção de cio, mantendo a taxa de concepção em 30%, a taxa de prenhez salta de 15% para 24%, ou seja um ganho de 9%, gerando economia de $ 166 por animal. Portanto, se calcularmos estes números em uma propriedade com 100 animais, teremos então uma economia de $ 16.600 (dólares)/ano, obtendo o retorno do investimento em tecnologia na propriedade em curtíssimo prazo.

A mesma tecnologia, também agrega o alerta de parto e partos prolongados, o que permite a intervenção quando o observador/produtor julgar necessário. A detecção oportuna do parto pode fazer a diferença entre perder ou salvar o bezerro e a vaca. Estas notificações estão acopladas em um app para celular.

Com melhor monitoramento, a propriedade leiteira terá uma melhor produção; O sistema de monitoramento dos animais pode alertar sobre problemas como as condições das camas, o que causa diminuição no tempo de descanso, consequentemente menor produção de leite, onde para cada hora perdida de descanso, uma vaca deixa de produzir 1,7 kg a menos de leite.

Em resumo, quanto mais informações estratégicas aliadas a dados altamente precisos, as tomadas de decisão na propriedade serão cada vez mais assertivas, com a rentabilidade da propriedade leiteira cada vez maior. Nesta atividade cada detalhe faz a diferença, fazendo com que o lucro da produção se perca nos pequenos detalhes. Fique atento!


DICA ÚTIL

Líder mundial em soluções que permitem detecção e tratamento proativo de desafios caros, como mastite, distúrbios da dieta e dificuldades de parto, a AFIMILK oferece ao mercado brasileiro ferramentas para Monitoramento, Gestão de Rebanho, Detecção Precoce de Cio e Doenças. A distribuição e suporte dos produtos, são realizados pela Weizur do Brasil, que vêm oferecendo ao mercado nacional, a tecnologia AFIMILK para redução de custos e melhor gestão do rebanho na propriedade. Soluções como o AfiCollar, que por meio de sensores de ruminação, mastigação e atividade, relatam indicadores de saúde das vacas, e um relatório preciso sobre detecção de cio. Devido à sua reatividade e precisão, o Aficollar informa sobre a provável causa do problema e soluções, para que sejam tomadas decisões mais assertivas.

Com o medidor de leite MPC acoplado ao analisador Afilab, a detecção da mastite é confiável e realizada antes do início dos sintomas clínicos, resultando na detecção precoce da mastite, cetose e acidose, economizando custos com tratamento e evitando a perda de leite. Todos os dias o software Afifarm 5.4 gera automaticamente uma nova lista de animais para inseminação, identifica e gerencia a rotina de ordenha, exibindo informações para administrar seus animais de forma mais eficiente, que tornarão sua rotina de trabalho mais simples.

Por Gabriel Zanetti – Veterinário e Gestor de Negócios Afimilk – Weizur no Brasil.

Para mais informações: gabrielz@weizur.com.br

Fontes: Victor Cabrera - College of Agricultural & Life Sciences - University of Wilsconsin-Madison.

Avatar Weizur