Weizur do Brasil Ltda. Há mais de 20 anos fornecendo Soluções para a Pecuária Leiteira.

Está Fervendo Aqui: Como Monitorar Vacas no Cio?

Dizem que o timing é tudo. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata da inseminação de vacas – o momento precisa ser perfeito para que a inseminação resulte em concepção.

Está Fervendo Aqui: Como Monitorar Vacas no Cio?

Por que Monitorar os Sinais de Cio?
Quando as taxas de concepção são maximizadas, as vacas engravidam no momento ideal para garantir que a produção de leite se mantenha em seu nível ótimo, resultando em vacas saudáveis e lucros consistentes para a fazenda. Apesar da importância crítica das taxas de concepção, apenas 35-45% das vacas ficam grávidas na primeira inseminação.

Cada vez que uma tentativa de inseminação falha, a fazenda perde dinheiro. Portanto, se o objetivo é garantir que as vacas concebam o mais rápido possível após o período de espera voluntário (VWP), os fazendeiros devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que isso aconteça. Monitorar os sinais de cio para detectar o momento exato da inseminação é a chave para acertar o timing e aumentar as taxas de concepção. Continue lendo para saber por que os métodos tradicionais de detecção de cio estão se tornando obsoletos com a transformação digital que está chegando ao setor agrícola.

Métodos Tradicionais de Detecção de Cio

A detecção de cio existe há gerações, e embora a tecnologia tenha avançado, muitos agricultores ainda utilizam métodos tradicionais. Os mais populares são a detecção manual de cio e a pintura de cauda (também conhecida como chalking).

Detecção Manual de Cio

Os fazendeiros devem ir ao estábulo ou pasto e observar visualmente cada vaca para verificar sinais de cio. Isso deve ocorrer 365 dias por ano, faça sol, chuva, calor ou frio. Mesmo sem perder um único dia, ainda é possível que apenas 50% das vacas no cio sejam detectadas, já que os sinais de cio podem ocorrer à noite, quando os fazendeiros não estão observando.

Em fazendas maiores, com mais funcionários, podem ocorrer discrepâncias na forma como diferentes pessoas observam ou registram os sinais de cio. E, cada pessoa deve registrar suas observações, seja com papel e caneta ou uma planilha, o que sempre traz o risco de erros e interpretações equivocadas. O maior problema desse método é a necessidade de muitas horas de trabalho manual e, mesmo assim, pode-se perder até 50% das vacas no cio, tornando o método menos confiável.

Pintura de Cauda/Chalking

Outro método popular é a pintura de cauda. Nesse processo, usa-se tinta, como por exemplo o CeloCheck da Weizur ou outra substância na cauda da vaca. Quando ela entra no cio e é montada por outras vacas, a tinta se desgasta, indicando o cio. O fazendeiro pode verificar as caudas à medida que as vacas entram na ordenha para saber quais estão prontas para inseminação.

Embora o método seja eficaz, ele é intensivo em mão de obra, já que cada vaca precisa ser imobilizada para ser pintada. E, como um serviço terceirizado, isso gera custos adicionais. O método também pode ser impreciso em casos em que o giz não se desgasta completamente ou quando uma vaca já grávida aborta, voltando ao cio sem ser marcada novamente.

A Revolução Digital no Campo

Os avanços tecnológicos não são exclusivos das empresas de alta tecnologia – setores mais tradicionais, como a agricultura, também estão entrando na revolução digital. Hoje, ferramentas tecnológicas inovadoras podem facilitar a vida dos agricultores e impactar significativamente os resultados financeiros da fazenda.

Uma das tecnologias mais impactantes na produção de leite é o monitoramento remoto e a coleta de dados em tempo real. Dispositivos como colares ou etiquetas nas patas usam sensores para monitorar parâmetros de saúde, incluindo sinais de cio. As principais vantagens desse monitoramento digital são a continuidade e a precisão, com monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, o fazendeiro é alertado no momento ideal para inseminação, sem precisar estar presente fisicamente.

Esses sensores também podem identificar vacas que não apresentam sinais de cio e que podem necessitar de tratamento. O monitoramento digital oferece uma visão em tempo real da saúde e fertilidade das vacas, permitindo inseminações mais bem-sucedidas.

Não é Apenas Dados, é a ANÁLISE…

Sim, o monitoramento digital melhora significativamente a detecção de cio, mas a análise dos dados é o verdadeiro diferencial. Além de saber quando a vaca está no cio, a análise revela uma série de outras informações valiosas, como:

  • Comprimento Ótimo do VWP – a análise mostra qual é o melhor período de espera para maximizar as taxas de concepção, identificando o momento ideal para inseminar.
  • Redução dos Dias Abertos – com base na análise, o agricultor pode determinar o melhor dia para a primeira inseminação, reduzindo o intervalo entre partos e economizando dinheiro.
  • Análise de Touros – é possível rastrear o desempenho do sêmen de diferentes touros, identificando qual tem maior taxa de sucesso.
  • Análise de Inseminadores – a análise também pode revelar a performance de diferentes inseminadores, permitindo ajustes que melhoram os resultados.

Entre na Próxima Geração de Agricultura

Se você ainda não se juntou à revolução digital, agora é o momento. Imagine poder tirar férias, passar mais tempo com sua família ou gerenciar a fazenda de maneira mais eficiente, sabendo que suas vacas estão sendo monitoradas. Você receberá um relatório personalizado diariamente, informando quais vacas devem ser inseminadas e quando – o futuro da sua fazenda, a um clique de distância.

Você já usa a tecnologia em vários aspectos da sua vida para conveniência, então por que não trazê-la para sua fazenda também?

 Weizur Brasil - Distribuidor Exclusivo das Soluções Afimilk no Brasil

Garanta a melhor tecnologia para gestão do seu rebanho! Fale agora mesmo com a Weizur Brasil para transformar sua produção leiteira.

📧 Email: infobrasil@weizur.com.br
📲 WhatsApp: +55 15 99829-0936

Fonte: Afimilk USA

Avatar Weizur