Weizur do Brasil Ltda. Há mais de 20 anos fornecendo Soluções para a Pecuária Leiteira.

Limpeza CIP em Indústrias de Alimentos

O sistema CIP (Clean In Place) é um método de recirculação de detergentes e sanitizantes utilizados em indústrias de alimentos que produzem bebidas como: leite, sucos, cervejas, refrigerantes etc.

Limpeza CIP em Indústrias de Alimentos

Comumente aplicado para limpeza e sanitização de tubulações, pasteurizadores, máquinas de envase e trocadores de calor, CIP é um sistema que combina ajustes de temperatura, tempo, concentração de agentes químicos e turbulência, garantindo os melhores níveis de desempenho e redução do risco de erro humano, visto não ser necessário o desmonte dos equipamentos para a higienização.

Geralmente na rotina de limpeza CIP, são utilizados um detergente/desincrustante alcalino (como por exemplo o Assistance 2000 da Weizur) a base Hidróxido de sódio (NaOH), para eliminar resíduos orgânicos (gorduras/proteínas), em concentrações que podem variar conforme a necessidade da indústria; Em seguida, deve ser aplicado um detergente/desincrustante ácido (como o N-5000 Weizur), onde os mais comuns são produzidos à base de Ácido nítrico (HNO₃) e Ácido fosfórico (H₃PO4), com a finalidade de eliminar resíduos inorgânicos (minerais), em concentrações que podem variar de acordo com a necessidade da indústria e dureza da água.

 Ao término dos processos de limpeza são aplicados os sanitizantes, com o objetivo de reduzir e garantir níveis seguros de contaminação. Os produtos mais utilizados para este fim são à base de ácido peracético (como no caso do Oxiclean 5 Weizur) e peróxido de hidrogênio, tendo como resultado um ambiente seguro contra microrganismos. 

Saiba como aplicar um exemplo sequencial de uma limpeza CIP, siga o passo a passo que disponibilizamos abaixo, conforme (fig.1)

Exemplo de sequência de limpeza CIP

Fase

Objetivo

Pré-lavagem

Remover excesso de resíduos  

Limpeza solução alcalina

Remover residuais orgânicos (gordura/proteínas)

Enxague com água

Remover resíduos de produtos químicos e sólidos dissolvidos 

Limpeza ácida

Remover resíduo minerais

Enxague com água

Remover residual de produto químico

Desinfecção/ Sanitização

Reduzir carga microbiana em níveis seguros

Enxague com água

Remover sanitizante (conforme recomendação fabricante) 

Obs.: Sempre faça uso seguindo recomendações do fabricante sobre concentrações, tempo e temperaturas ideais.

Produtos Weizur recomendados para utilização na Limpeza CIP:

Detergente Alcalino (Assistance-2000): Desenvolvido para limpeza CIP, eliminando residuais orgânicos como, gorduras e proteínas com baixa formação de espuma. 

Detergente ácido (N-5000): Desenvolvido para limpeza CIP, elimina resíduos de sais minerais derivados do leite, cerveja e sucos como: Cálcio, pedra cervejeira etc, sem formação de espuma. 

Sanitizante (Oxiclean 5): Oxiclean 5 é um sanitizante a base de ácido acético e peróxido de hidrogênio, utilizado para sanitizar tubulações, tanques, pasteurizadores e utensílios em geral sem a necessidade de enxague.

Uma boa dica para um excelente ciclo de limpeza CIP, é conhecer o círculo de sinner, uma forma prática de avaliar o que é necessário para uma boa eficiência de higienização. 
Veja o exemplo abaixo na (fig. 2).

Legenda fig. 2
| CINZA | Ação Mecânica: Na limpeza CIP se faz através de bombas.

| VERDE | Ação química: trabalhando na concentração recomendada pelo fabricante do produto químico que está sendo utilizado. 

| AMARELO | Tempo: Circulação que determina o contato da solução com a sujidade.

| VERMELHO | Temperatura: seguindo também a recomendação do fabricante do produto utilizado, pois produtos com temperatura correta potencializa a eficiência da higienização.

Um detalhe muito importante: Para a falta de uma etapa ou ineficiência, procure compensar com uma outra ação do ciclo de sinner. Exemplo: Falta de temperatura, compensar com produto químicos e assim por diante. 

O CIP (Clean In Place),é um procedimento de higienização muito importante para garantir a segurança alimentar em plantas de processamento de alimentos, otimizando tempo e processos produtivos. A limpeza bem-sucedida entre os ciclos de produção, evita possíveis contaminações e produtos que não atendem aos padrões de qualidade.

Os produtos químicos produzidos pela Weizur do Brasil, são comumente utilizados em indústrias alimentícias por sua eficiência na higienização. Para o processo CIP, recomendamos o Assistance 2000, N-5000 e Oxiclean 5, que além de ser biodegradáveis, são produtos com baixas diluições, resultando em benefícios para indústria, bem como para a natureza, minimizando impactos ambientais e riscos para a biodiversidade.

Para mais informações acesse: www.weizur.com.br/limpezacip

Fonte: Jean Mainardes - Gerente Comercial Weizur Brasil - Div. Higiene Industrial

Avatar Weizur